trupeolhodarua@gmail.com

22 de março de 2009

27 de Março

Dia mundial do Teatro e do Circo

Parabéns a todos que dedicam sua vida pelo teatro e/ou pelo circo, segmentos de pessoas atuantes, artistas; atores; atrizes;palhaços;malabaristas;acrobatas;mágicos que transformam a magia em questão de segundos.Interessados em levar arte, reflexão, sorrisos, lágrimas para seu público, porém uma profissão desvalorizada... quanto nos dedicamos em levar uma obra, uma palavra para os palcos, para as ruas ou qualquer outro espaço?E o quanto isso é difícil?...


  • Nesse dia 27 de março (sexta), a Trupe Olho da Rua apresentará em São Carlos o espetáculo "Arrumadinho" às 16h na Praça do Mercado Municipal e participará da Semana de Artes Cênicas em São Carlos-SP, programação conjunta ICACESP/SESC.

  • No dia 28 (sábado) a partir das 09h30 no Teatro Instalação em São Carlos, participará da Assembléia Geral do ICACESP (Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo)


Saiba o que estará acontecendo em outros lugares:
-----------------------------------------------------------------------------------
Rio de Janeiro

II CORTEJO CELEBRATIVO da Rede Estadual de Teatro de Rua RJ e da Rede Circo do Rio, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, a ser realizado no dia 27 de março, às 16h, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro.
Esta mobilização será realizada em todo o Brasil, seguindo uma diretriz da Rede Brasileira de Teatro de Rua.

CONVOCAÇÃO GERAL- REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

GRUPOS CONFIRMADOS:

. Tá na Rua

. Grupo Off-Sina

. Será o Benidito

. Ana Luisa Cardoso / Palhaça Margarita

. Cia dos Melodramáticos

. Leo Carnevale / Palhaço Xodó

. Circo Trapézio

-----------------------------------------------------------------------------------------------

São Paulo

Somos contra a privatização da cultura.
Queremos transformar a Lei Rouanet em Fundo Público destinado à todas as artes.

Queremos que as contas do Fundo Nacional de Cultura sejam abertas, transparentes, e que a seleção de projetos seja feita por Comissão Paritária eleita pelas categorias e pelo governo.
Somos pela aprovação imediata da Lei que institui o Programa de Fomento ao Teatro Brasileiro.

MOBILIZAÇÃO PERMANENTE

Amanhã, 20 de março, às 14h, na Funarte São Paulo (Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos), toda a categoria estará unida para entregar a *carta do movimento ao ministro Juca Ferreira, que estará reunido com as entidades de cultura de São Paulo. É imprescindível a presença de todos se quisermos avançar na luta pelo teatro público e pela cultura no país neste momento de crise generalizada. E a luta não para aí:
Dia 20, às 14h – Funarte
Dia 23, às 19h – Tuca Arena/PUC-SP (R. Monte Alegre, 1024, Perdizes)
Dia 26 - todos novamente na Funarte para a grande mobilização do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março).


  • Grande ATO na porta da FUNARTE no dia 27 de março ao meio dia!

Ainda em São Paulo:

  • Cidade Tiradentes os Pombas Urbanas irão fazer a apresentação do espetáculo de teatro de rua "Histórias Para Serem Contadas" no Centro Cultural Arte em Construção, nossa sede, às 20 horas para comemorar o Dia Mundial do Teatro com a comunidade.

Fone: (11) 2285- 5699 / 2282-3801
E-mail: contato@pombasurbanas.org.br
Av. Metalúrgicos, 2.100.
CEP 08471- 000 - Cidade Tiradentes
São Paulo – SP

Jundiaí

Dia do Teatro e do Circo terá programação especial


Entretenimento e diversão para celebrar o Dia do Teatro e do Circo

Entretenimento e diversão para celebrar o Dia do Teatro e do Circo

Para marcar a comemoração do Dia do Teatro e do Circo, que acontece no próximo dia 27, a Secretaria Municipal de Cultura com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e Comissão Municipal de Teatro está programando diversas atividades na cidade, envolvendo grupos e companhias teatrais para levar entretenimento, cultura e lazer para a população, em dois dias: 27 e 28 de março - sábado e domingo.

De acordo com a secretária de Cultura, Penha Camunhas, a proposta é aproximar o artista do público, difundido assim a produção cultural neste segmento, que é tão expressivo em nossa cidade. "Jundiaí tem representatividade em todos os setores artísticos, principalmente no teatro. Nossa proposta com a comemoração é incentivar e valorizar o artista jundiaiense, abrir espaço de intercâmbio entre os grupos da cidade e a comunidade, investir na formação do artista jundiaiense e promover a aproximação do público com a produção cultural da cidade".

Nos dois dias, o público de Jundiaí e região terá a oportunidade de conferir diversos espetáculos gratuitamente.

------------------------------------------------------------------------------------------

Belo Horizonte


Dia do Teatro e do Circo - 27 de março.
Convidamos aos artistas cênicos, técnicos, espectadores e demais interessados para participar das comemorações pelo Dia do Teatro e do Circo.
O sentimento de comemoração vem ao encontro da mobilização da sociedade pelo direito ao acesso público da arte e aos bens simbólicos da cultura brasileira.
O Teatro e o Circo são expressões universais dos sonhos, inquietações, desejos e limitações humanas. Reafirmamos o potencial destas manifestações como parte incalculável do bem comum da humanidade e como experiência de comunicação, conhecimento e ampliação dos nossos sentidos e emoções.
A denúncia se mistura à festa, ao irrevente, à dança e ao grito. Todos já estão convidados a se manifestar.
- 10:00 "Cena Pública" na Praça Sete (tragam figurinos)
- 12:00 Homenagem a Baco na Praça da Estação (tragam frutas)
- 18:00 Encontro Reflexivo - Sated-MG (tragam suas inquietações)
DIA 27 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DO TEATRO E DO CIRCO


VENHA PARTICIPAR, ATUAR, FALAR, CANTAR, CONTAR, MOSTRAR E SOBRETUDO SE MANIFESTAR!!

ATO PÚBLICO NA PRAÇA 7 ÀS 10:00 DA MANHÃ E ENCONTRO REFLEXIVO ÀS 18:00 NO



-------------------------------------------------------------------------------------
Espírito Santo
9h30 saída do cortejo
parada em frente à secretaria municipal de cultura com o manifesto do sono
(todos vão se deitar na rua, alguém vai ler a carta da rede com mais algumas informações que adicionamos referente à demanda municipal e estadual, no final, uma frase de erreira gullar, todos se levantam, tocam seus instrumentos e cortejo segue)
10h chegada na praça costa pereira
mais um manifesto do sono
Mostra de Teatro de Rua
- grupo Vira-LAta
- Cia Folgazões
- Companhia Circo Teatro Capixaba
- Cia Enki de Dança
- Encanta Conto
- alunos da FAFI (escola de teatro)
- grupo Sol da Terra
- Soraia Nunes (intervenção aérea - tecido)
- Marcos Isaias (boi Surubim)
de tempos em tempos será feito o manifesto do sono.
a carta será entregue em mãos aos secretários de cultura de Vitória, Serra e Vila Velha, em reuniões já agendadas. será tb enviada para a imprensa, junto com a programação local, e queremos tb incluir um pouco do que stá acontecendo no Brasil neste dia.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Bahia

No mês de março, crianças e adultos vão poder conferir espetáculos gratuitos de teatro no Pelourinho. A programação especial acontece em homenagem ao Dia Mundial do Teatro, comemorado no próximo dia 27. A iniciativa visa difundir e estimular a produção cultural do Estado, além de proporcionar ao público o contato com diferentes linguagens artísticas. Com curadoria da empresa Selma Santos Produções & Eventos, o projeto é resultado da parceria entre o Programa Pelourinho Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura da Bahia, e a Cooperativa Baiana de Teatro.

A Semana do Teatro no Pelô, com espetáculos voltados para o público jovem e adulto, terá início no próximo dia 24, uma segunda-feira, e permanece até a quinta-feira, dia 27. Com exceção do dia 25, quando o espetáculo acontece na Praça Quincas Berro D’Água, todas as outras apresentações serão na Pedro Arcanjo - sempre às 19h. Já a programação infantil começa mais cedo – aos domingos, dias 16, 23 e 30 de março e 06 de abril. Os espetáculos acontecem às 16h, na Praça Pedro Arcanjo. No dia 30 a apresentação será na Tereza Batista.

De acordo com a Gerente de Projetos do Pelourinho Cultural, Emília Ribeiro, é importante pensar em uma programação especial para homenagear as artes cênicas, já que, em uma mesma semana, duas datas celebram o teatro em todo o mundo, o dia 27 e o dia 20 de março, considerado o Dia Mundial do Teatro para a Infância e a Juventude e quando também se comemora os 60 anos de teatro para crianças no Brasil. “Este projeto vem, mais uma vez, reafirmar o nosso compromisso com o incentivo à cultura como forma de integração social e cidadania. A arte e a educação precisam caminhar juntas para a melhoria da formação de crianças e adolescentes”, avalia.

Na programação adulta, as peças contemplam temas como a evolução do homem, o abuso de trabalhadores e o universo feminino. Os assuntos serão explorados através da poesia, do humor e da música. O público confere os espetáculos O nariz do poeta, no dia 24; O Cordel do Pega pra Capá, agendado para o dia 25; Erê – O Eterno Retorno, no dia 26; e MPB – Mulher Popular Brasileira, que finaliza a programação adulta, no dia 27.

Num clima de aventura e brincadeiras, o público infantil assiste às peças educativas que levam ao palco assuntos como cultura popular, ecologia e acesso à cultura e cidadania. Os espetáculos são A Pedra do Meio Dia, marcado para o próximo domingo, dia 16; Rádio Biruta, no dia 23; Anacleto – O Porquinho Politicamente Correto, dia 30; e Ora Bolas!, no dia 06 de abril.

Para o Presidente da Cooperativa Baiana de Teatro, João Lima, a programação especial de teatro no Pelourinho tem duas importâncias fundamentais: “Primeiro, é uma iniciativa que ajuda a popularizar o teatro, principalmente, porque é um evento gratuito e acontece em praça pública. Acredito que as pessoas não tenham o hábito de assistir a peças teatrais, mas podem tomar gosto ao participar de projetos como este”, analisa. A segunda grande importância, explica, é a geração de emprego direto e valorização dos artistas.

De acordo com Selma Santos, responsável pela curadoria do projeto, também será uma excelente oportunidade para pais e filhos visitarem o Pelourinho, que, por si só, já é uma excelente programação, acredita. “Quando Ivanna Soutto (Diretora do Pelourinho Cultural) pediu para eu bolar uma programação especial em homenagem ao teatro, entrei imediatamente em contato com a Cooperativa e acho que o resultado ficou muito bom, principalmente, porque acontece dentro do Pelourinho. Os grupos são maravilhosos, vale a pena prestigiar”, avisa.

-------------------------------------------------------------------------------------

Portugal

CTB comemora Dia Mundial do Teatro

A CTB - Companhia de Teatro de Braga, o Theatro Circo e o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga criaram uma programação especial para o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de Março.

Dia Mundial do Teatro
27 de Março
Theatro Circo

Programa especial:

18.30 - Ensaio Público de Concerto "Á La Carte" de Franz-Xaver Kroetz, encenação de Rui Madeira, com Ana Bustorff.

21h30 ? Espectáculo PRECONCEITO VENCIDO de Pierre Marivaux.

22h30 ? Debate/Reflexão: A Função das Práticas Artísticas Profissionais nas cidades médias, com a participação de:
- Professor Doutor Mário Vieira de Carvalho, ex-secretário de Estado da Cultura e Prof. Universitário;
- Dr.ª Ângela Mendes Ferreira, directora do Curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, fotógrafa e produtora dos Encontros da Imagem de Braga;
- Prof. Carlos Morais, coordenador adjunto do curso de Estudos Artísticos e Culturais da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga;
- Regina Guimarães, escritora, dramaturga e videasta;
- Cristina Mendanha, directora do Arte Total ? Centro de Educação pela Arte;
- Rui Madeira, director da CTB.



Este espectáculo é, antes de mais, um exercício de actores, sobre o Romantismo.
Testemunha privilegiada do século das Luzes, Marivaux foi, no teatro, precursor da Revolução Francesa. Defendeu a emancipação da mulher, o direito de voto, o sufrágio universal, visualizou a união livre, a igualdade sexual? mas ao contrário do seu contemporâneo Rousseau, cinquenta anos antes, acreditava que o homem nasce mau, mas que a sociedade o torna pior. É um pouco isso que se pode tirar de "Preconceito Vencido": os interesses sociais e económicos combinam-se com os do coração a tal ponto que, até parece que estão ligados naturalmente. Uma tentativa para a feliz aliança da aristocracia (falida) com a burguesia (endinheirada), na busca do poder político, "organizada" e testemunhada aqui, pela astúcia dos criados. Um caso de amor-próprio. É sobretudo isto que ressalta do teatro de Marivaux: o triunfo do amor sobre o amor-próprio. Mas é também o triunfo da Burguesia, ou mais exactamente do dinheiro. Uma pequena comédia que é prenúncio da Revolução Francesa.

Rui Madeira
Ficha Artística:
Autor: Pierre Marivaux
Encenação: Rui Madeira
Tradução: Mário Barradas
Figurinos: Sílvia Alves
Cenografia: Rui Madeira
Desenho de luz: Fred Rompante
Grafismo: Carlos Sampaio
Actores: Thamara Thaís*; Allex Miranda*; Mabelle Magalhães*; André Silva** e Jaime Soares

* Actores estagiários no âmbito dum projecto de intercâmbio da CTB com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Camaçari.
** Actor estagiário no âmbito da Oficina Bacantes: a orgia do poder.

Notícias retiradas de sites e e-mails

Caso você participe de alguma manifestação, apresentação em comemoração a essa data, nos envie: trupeolhodarua@gmail.com, estaremos publicando.


Publicado por Raquel Rollo
Dia 23 de março de 2009




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o interesse por nosso trabalho, acompanhe a programação!
trupeolhodarua@gmail.com
trupeolhodarua.com
https://www.youtube.com/channel/UCsNxBNcEYQ5nSNdh4cCh7fQAbraços

Trupe Olho da Rua