trupeolhodarua@gmail.com

29 de outubro de 2008


Grupos de teatro de rua premiados chegam de vários estados para a 3ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas; 20 espetáculos gratuitos tomam o Vale do Anhangabaú e as Zonas Sul, Leste e Oeste de São Paulo.

Fábulas políticas, literatura de cordel, circo-teatro, bonecos, adaptações do teatro oriental, máscaras, commedia dell`arte entre outros. São as criações apresentadas por grupos de teatro de rua aos transeuntes da capital entre os dias 8 à 14 de novembro e nos dias 14, 15 e 16 de novembro reunirão na Galeria Olido, articuladores de movimentos de teatro de rua de 20 estados, onde serão discutidas técnicas, estéticas e sua organização política. O Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP) com o co-patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e com o apoio do Ministério da Cultura (MINC) e da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

A partir do próximo dia 8 de novembro o Vale do Anhangabaú, será tomado por grupos de teatro de rua com diferentes pesquisas cênicas e estéticas para o espaço da rua, é a 3ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, que terá ainda em sua programação o 4º encontro nacional, da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR). A RBTR já vem se articulando nacionalmente desde 2007 e este encontro visa consolidar este movimento, bem como fortalecer o teatro de rua em âmbito nacional.

Seguindo a tradição do teatro de rua de mesclar a cultura de raiz à sua linguagem, grupos como o Baitaclã, que pesquisam danças tradicionais como: jongo, samba de roda e coco, contará as histórias folclóricas do País através de seu espetáculo.

Grupos convidados de outros estado, como os premiados Kabana (MG) e o Oigalê (RS), trarão a mistura do teatro de rua com culturas dos pampas e do interior de Minas Gerais. O Teatro Nu Escuro (GO), traz uma farsa medieval, que faz uma adaptação do advogado Pathelin, uma críticas à burguesia, em ascensão no século XVI.

Os grupos de São Paulo como: Brava Cia., Buraco d`Oráculo, Ivo 60, Núcleo Pavanelli, assim como a Trupe Olho da Rua, de Santos, somam-se ao grupos convidados para enriquecer o panorama das pesquisas cênicas no espaço aberto.

O Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV), o mais antigo e tradicional grupo de teatro da cidade, será o homenageado dessa da 3ª Mostra Lino Rojas. (veja abaixo)

O objetivo do MTR-SP no 4º encontro da RBTR é dar continuidade, ao mapeamento das atividades do teatro de rua, no Brasil. A Rede vem promovendo a troca de experiências entre os grupos que pesquisam diferentes linguagens e técnicas teatrais voltados para a rua.

A 3ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas terá sua abertura no dia 8 de novembro às 13hs, com um cortejo de artistas e grupos convidados, pelas ruas do centro de São Paulo, O evento deslocará seus espetáculos, no dia 9 de novembro, para três regiões mais distantes do centro de São Paulo, levando grupos a pontos periféricos da cidade, onde grupos de São Paulo desenvolvem seu trabalho. (Veja programação e locais abaixo).

No 4º Encontro da RBTR, serão discutidos técnica e estética do teatro de rua e a atual política cultural do País, Esse encontro contará de um representante do Ministério da Cultura (MINC)..


Homenageados da 3ª Mostra Lino Rojas.

O grupo homenageado da 3ª Mostra Lino Rojas será é o Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV), completou no dia 27 de fevereiro de 2008, 42 anos de resistência. O principal é a troca permanente de experiências culturais com as comunidades da Grande São Paulo.

Há mais de quatro décadas, desenvolveu um fértil trabalho, reconhecido nacional e internacionalmente, em defesa e em prol do desenvolvimento do Teatro Popular. Essa homenagem se estende à César Vieira e Neriney Moreira, fundadores do Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) em 1966.

César Vieira é o codinome artístico do advogado Idibal Pivetta., que adotou o nome artísticopara burlar a censura. Ao ser preso, em 1974, pela ditadura militar, seus algozes descobriram que além do dramaturgo prenderam também o ativo (e um dos poucos) advogado de presos políticos e ferrenho opositor à ditadura vigente.

Como dramaturgo ganhou todos os prêmios da crítica, inclusive os mundialmente prestigiados “Casa de Las Américas”, de Cuba, e “Olantay”, da Venezuela.

Sua incessante defesa da arte popular confunde-se com a própria trajetória do TUOV e está registrada no livro “Em Busca de Um Teatro Popular”, de sua autoria.

Neriney Evaristo Moreira era ainda estudante de direito quando se reuniu ao grupo que discutia a formação de uma trupe de teatro nas Arcadas (da Faculdade de Direito do Largo São Francisco). E assim teve inicio uma das carreiras mais singulares do teatro nacional. Presente em todas as montagens do grupo é o único remanescente, ainda em atividade, do elenco original de “O Evangelho Segundo Zebedeu”.

Em seus mais de quarenta anos de Teatro Popular, Neriney Moreira se tornou a principal referência dos jovens atores do grupo. Desde a década de 70, é presidente do TUOV e, ao lado de César Vieira, o principal responsável pela manutenção do grupo.

Sábado – 08/11/08

13:00 Cortejo Artístico – Da Praça do Patriarca até o Vale do Anhangabaú.

Apresentação do grupo Homenageado TUOV – Espetáculo - 'Lenda de Sepé Tiaraju' – no Vale do Anhangabaú

19:00 – Homenagem na sede do TUOV - Rua Newton Prado, 766 – Bom Retiro – 5579-4722

Domingo – 09/11/08 – Apresentações Descentralizadas

11h – Anuário Imaginário – Cia. Baitaclã - SP

Praça Miguel Dell´erba – ZO

Em frente Terminal Ônibus Lapa

(011)7436-3989

Grupo Bolinho

16h – Saltimbembe, Mambembancos – Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente - SP

Vila Mara - ZL

Praça do Casarão, s/n

ao lado da estação Jd. Helena

(011)8152-4483

Buraco d´Oráculo

16h – “Histórias dA Maçã” – Teatro Fabrincantes & Matulão – Assis - SP

Jd Maravilha - ZL

Av. Naylor de Oliveira

frente ao ferro velho

(011) 2282-3801/22855699

Pombas Urbanas

19h – À Sombra das Nuvens – Cia. Troada - SP

Pq. Santo Antônio - ZS
Sacolão das Artes

Rua Cândido José Xavier, 577

(11) 5511-6561 (11)9819-1418

Espaço Brava Companhia

Programação no Vale do Anhangabaú – de 10 à 14/11/08

Segunda-Feira - 10/11
11h - Arrumadinho - Trupe Olho da Rua - Santos
14h - Famiglia Milan e o Gran Circo Guaraná com Rolha - Circo Nosotros - SP
17h - ComiCidade - Buraco D´Oráculo - SP

Terça-Feira - . 11/11/08
11h - Top! Top! Top! - Ivo 60 - SP
14h - O Salto - Será o Benidito?! - RJ
17h - Viva Malasartes!
Histórias de um povo de algum lugar - Núcleo Pavanelli - SP
20:00 - Debate aberto sobre os espetáculos apresentados

Local: Centro de Pesquisa para o Teatro de Rua Rubens Brito

R. Ana Cintra 202- sobreloja- Ana Cintra

Quarta-Feira - 12/11/08
11h - Tu Decides 2 - Circo Teatro Ybimarã - SP
14h - Esperando na Rodô – Sítio do Jeca - Pirassununga
17h - A Brava - Brava Cia.- SP

Quinta – Feira - 13/11/08

11h - A Folia no Terreiro do Seu Manê Pacaru - Cia. Mamulengo da Folia - SP
14h - Dupla de Dois - Circo de Trapo - SP
17h - ÊH! Boi - Grupo de Teatro Kabana
- MG

20:00 - Debate aberto sobre os espetáculos apresentados.

Local: Centro de Pesquisa para o Teatro de Rua “Rubens Brito”.

R. Ana Cintra 202- sobreloja- Ana Cintra



Sexta-Feira - 14/11/08
11h - O Cabra que Matou as Cabras - grupo Nu Escuro - GO

14h - Café Pequeno da Silva e Psiu - Grupo Off Sinna - RJ
16h - Deus e o Diabo na Terra de Miséria - Grupo Oigalê - RS

4º ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA – RBTR


Sexta-Feira – 14/11/08 – 19:30

ABERTURA do Encontro da RBTR

Sábado - 15/08 – das 09:00 às 12:00 e das 14 às 18:00

Técnicas e estéticas de teatro de rua.

Domingo – 16/11/08 – das 09:00 às 12:00 e das 14 às 18:00

Organização Política e Discussão sobre o Plano Nacional de Cultura.

Sobre os espetáculos

Lendas de Sepé Tiarajú – Teatro União e Olho Vivo

A encenação mostra um julgamento ocorrido em 1759. Portugueses e espanhóis julgam os índios guaranis, entre os quais Sepé Tiaraju. O acordo feito entre Portugal e Espanha determinava que os habitantes das missões jesuíticas-guaranis abandonassem suas casas. O espetáculo desdobra-se em forma de opereta e revela-se mais atual que nunca nesse início de século XXI.

Anuário Imaginário, Um calendário Popular - Cia Baitaclã

O espetáculo faz um passeio pelas tradições populares do Brasil, que ocorre ao longo do ano. Temos um grande festejo, em que o público relembra canções, costumes e tradições.

A Sombra das Nuvens - Cia Troada

Tem como base de pesquisa a máscara e também o grotesco, instrumento para chegarem ao seu público. O espetáculo conta a história de uma garota que sobe por uma escada em busca de um fim que não pode ser visto. No final da escada busca um passar-sonho por quem se apaixona.

Saltimbembe Mambembancos – grupo Rosa dos Ventos

Em um espetáculo de variedades circense, o grupo traz para o público o universos do circo a céu aberto. Sendo enriquecido pela música ao vivo dos palhaços.

”Histórias da Maçâ” – Teatro Fabrincantes & Matulão

O espetáculo traz o conflito de duas companhias teatrais que disputam o mesmo espaço e querem apresentar a mesma história para o público. A história é a da criação do mundo. Os dois grupos disputam o público, revelando um paraíso às avessas e provocando gargalhadas.

Arrumadinho - Trupe Olho da Rua

Na peça, seis proféticos vendedores de tudo oferecem ao público de forma bem humorada, reflexões sobre trabalho, sonhos e prosperidade, O grupo completou cinco anos, com forte atuação na cidade de Santos, principalmente em sua periferia.

Circonosotros – Família Milan e o Gran Circo Guaraná com Rolha

Resultado de uma longa pesquisa do circo do século XIX e início do XX, o espetáculo traz para o público, números circenses e aparelhos já não mais utilizados pelos circos tradicionais. Toda a ambientação se completa através do figurino e da música.

ComiCidade – Buraco d`Oráculo

O espetáculo é uma seqüência de quatro pequenas historias adaptadas da Comedia Clássica Japonesa "Kyogem". As histórias se passam nos dias de hoje numa cidade qualquer. Os personagens, pessoas simples do cotidiano, nos remetem a várias situações do meio urbano.

Top! Top! Top! - Ivo 60

O grupo paulistano pesquisa a linguagem de quadrinhos do cartunista e militante político Henfil, trazendo seus lendários personagens do papel para as ruas, acompanhados de instrumentos músicais e dança.

O Salto - Será o Benidito (RJ)

O palhaço Miguê Bruguelo Ditoefeito é resultado de uma pesquisa que o ator buscou no movimento modernista. O ator utiliza um recurso clássico dos palhaços de preparar-se para dar um salto, nesse caso são três saltos e de olhos vendados. O enredo da peça desenrola a partir dessa situação.

Viva Malasartes! Histórias de um povo de algum lugar - Núcleo Pavanelli

Duas histórias paralelas e dependentes, que ocorre em dois planos: um mundo mítico, ritualístico e o cotidiano (real). No mundo mítico a personagem da história é Pedro Malasartes, esperto e astuto. No mundo cotidiano e real, o povo criador de Malasartes, enfrenta tempos difíceis.

Dupla de Dois – Circo de trapo

Embalados por músicas de artistas que contagiaram suas gerações como Ray Charles, Locomia e Menudos. Dois palhaços viajam pelo mundo apresentando números como acrobacias, malabarismo e ballet.

Esperando na Rodô – Sítio do jeca

A proposta parte de uma pesquisa que não faz muita distinção entre o clown e o caipira, assim é apresentado o universo caipira, as tradições orais nos espaços inusitados, nesse caso o Jeca aparece em uma rodoviária.

A Brava - Brava Cia.

A Brava é um espetáculo que mostra a história de Joana d’Arc, uma jovem camponesa que se atira à frente da guerra entre França e Inglaterra, com o intuito de unificar seu país. Sua figura e a crença em sua causa atraíram grande atenção, fazendo com que Joana fosse qualificada das formas mais diversas: donzela, prostituta e santa. A peça traz a tona uma reflexão sobre os porquês das escolhas que fazemos no mundo.

A Folia no Terreiro de Seu Mané Pacaru – Cia. Mamulengo da folia

Seu Mané Pacaracu Casa sua filha Marieta com Benedito, mas na festa aparece o coisa ruim impedindo e levando a noiva com ele. A brincadeira segue o roteiro tradicional em que o público participa todo o tempo, auxiliando nas decisões e nos rumos da história.

Tu decides 2 - Circo Teatro Ybimarã

Circo Teatro Ybimarã (Terra sem Males, em Tupi), traz um espetáculo sem texto definido, todo sobre improvisação. A peça discorre no universo de pequenas companhias circenses que caminhavam pelo País. A peça é um jogo de improvisação, no qual há apenas um roteiro de ações.

ÊH! Boi - Grupo Teatro Kabana (MG)

Ao som de caixas, violas e pandeiros o grupo se inspira na poesia de cordel e nos cantadores do sertão para reverenciar o universo mítico do Boi. A encenação é uma roda na qual são contadas histórias e depois segue em forma de cortejo ritmado por uma orquestra de tacos.

O Cabra que Matou as Cabras - Cia. de Teatro Nu Escuro (GO)

O espetáculo é uma adaptação da peça medieval A Farsa do Advogado Pathelin, mesclado com textos de cordéis nordestinos, esquetes de picadeiro, fábulas medievais, ditos populares e elementos da cultura brasileira. O grupo usa o teatro de bonecos, circo e música ao vivo.

Café Pequeno da Silva e Psiu - grupo Off-Sina (RJ)

A peça não possui texto, pois trabalha com a dramaturgia dos palhaços de picadeiro, oriunda da tradição oral no universo circense. São entradas cômicas de diferentes linguagens como a mímica, música, habilidades circenses e eventualmente a interpretação de algum texto.

Deus e o Diabo na Terra de Miséria - grupo Oigalê (RS)

Livre adaptação do Capítulo XXI do livro "Dom Segundo Sombra" de Ricardo Guiraldes, a peças utiliza diversos recursos do teatro de rua mesclados à cultura dos pampas gaúchos. "Deus e o Diabo" é um causo que vira teatro, trova, rima e música. Uma farsa gaudéria que conta como a Miséria espalhou-se pelo mundo.

Informações ao público Selma Pavanelli
selmapavanelli@terra.com.br
Informações para a imprensa
Juan Velásquez
Juan_xango@hotmail.com