trupeolhodarua@gmail.com

15 de março de 2012


Dias 15 e 16 de março o Grupo Rosa dos Ventos estará em Santos com espetáculo Saltimbembe Mambembancos e um Bate Papo com os artistas da cidade sobre políticas públicas para a Cultura no Estado de São Paulo.
As atividades serão gratuitas, o projeto tem o apoio do ProAC 02 de Circulação de espetáculos de teatro no Estado de São Paulo.
O centro de Santos será o palco do espetáculo e do Bate Papo. Na quinta feira; dia 15 de março o Grupo está convidando os movimentos artísticos locais para uma conversa a respeito das políticas culturais almejadas para o interior e litoral do Estado que se realizará na Praça dos Andradas a partir das 20h
Na sexta; dia 16 de março haverá a apresentação do Espetáculo Saltimbembe Mambembancos na Praça Mauá às 12h30.
O projeto Circulação Saltimbembe estará em Santos com parceria local da Trupe Olho da Rua, Espaço Teatro Aberto e do Movimento de Teatro Santista. O projeto aprovado no ProAC de circulação de espetáculos tem o objetivo de circular por cidades que tenham grupos de teatro de rua independentes que tenham trabalho de teatro inseridos em comunidades. A proposta é trocar idéias sobre as realidades dos diversos movimentos existentes no interior e litoral do estado, entender as semelhanças e diferenças de atuações nas regiões e contribuir com o circuito local dos grupos.
O projeto já passou pela região Noroeste, Oeste e Sul do Estado de São Paulo.
O Rosa dos Ventos é um grupo de arte popular de rua, seus integrantes são artistas e profissionais pesquisadores de Arte e de Educação com o foco voltado para o estudo da diversidade cultural existente em nosso país. Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos nasce de um projeto de extensão Universitária, o Projeto Alegria, onde teatro, folclore e circo foram cenicamente representados por palhaços. O modo lúdico como os artistas interagiram com o público escolar despertou o interesse do grupo por um dos personagens mais tradicional da cultura circense, o palhaço. De lá para cá são mais de doze anos de trabalho, ministrado oficinas e apresentando espetáculos.
Abaixo segue a programação do grupo em Santos, os releases das atividades e um link com o vídeo editado do trabalho.
Edição Saltimbembe:
Agenda em Santos:
15 de março – SANTOS SP
ProAC 02/2011
Atividade: Bate Papo com artistas
Local: Praça dos Andradas Horário: 20 horas
16 de março – SANTOS SP
ProAC 02/2011
Espetáculo: Saltimbembe Mambembancos
Local: Praça Mauá Horário: 12h30
Releases
Espetáculo:
Saltimbembe Mambembancos é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para  exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas.


O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua! As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo. O público é levado a uma época anterior ao circo itinerante, quando as artes  circenses eram apresentadas por artistas saltimbancos.




Saltimbembe Mambembancos é um espetáculo brincante que representa a essência da linguagem desenvolvida pelo Rosa dos Ventos, com interpretação livre de artistas cômicos populares e verborrágicos, improvisadores por opção, influenciados pelo teatro, circo, palhaço de circos pequenos e principalmente pelos artistas de rua, puladores de arco da faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas e repentistas que  viajam de cidade em cidade vivendo de sua arte.
Ficha Técnica
Elenco: Antônio Sobreira (Fezes)
Fernando Ávila (Dez pras Sete)
Gabriel Mungo (Beterraba)
Luiz Paulo Valente (Tiuria)
Robson Toma (Nicochina)
Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti)
Texto: Grupo Rosa dos Ventos
Direção: Grupo Rosa dos Ventos
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Linguagem: Circo, Teatro de Rua e música.
Estréia: Maio de 2005
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 60 minutos
ENCONTRO ARTÍSTICO  “Arte no Interior do Estado de São Paulo”
Público Artistas locais.
Formato: Bate papo.
Carga horária 2 horas.
Objetivo
                        Debater sobre o fazer artístico e suas especificidades no interior e litoral do Estado de São Paulo e sobre as políticas públicas para Cultura que vem sendo propostas por estado, município e governo federal. Pretendemos entender os perfis desses artistas, demandas públicas e encontrar formas mais eficazes para atender as regiões distantes dos grandes centros.
Desenvolvimento
Num primeiro momento realizaremos um bate papo debate a respeito do processo de criação do grupo Rosa dos Ventos e dos Grupos e artistas anfitriões.
O tema se estenderá para as ações artístico-culturais junto às comunidades locais. Questões como produção; formação de público; projetos realizados; a realidade dos artistas locais; as ações no interior do estado; compõem a pauta de discussão para proporcionar a troca de experiência entre os grupos.
Com as informações de cada artista e coletivo presente pretendemos discutir a respeito das ações propostas por municípios, estado e governo federal em forma de políticas públicas para a cultura e encontrar possibilidades e formas que tendam as necessidades e realidades do interior do estado de São Paulo.
Mais informações:
18 9742 59 94
18 8105 79 73

Um comentário:

  1. Há, achei vocês...
    Sou o Horn, batemos um papo depois da apresentação de vocês em Santa Isabel pra Revistra III. Espero que tenha chegado bem por aí.
    Precisando (e eu podendo ajudar) me gritem.

    Se quiserem dar uma olhada no meu blog pra ver algumas das coisas que apronto por cá:
    www.celasinternas.blogspot.com

    Paz e beijo a todos.

    Ps. Acho que até quarta sai a matéira que fizemos. Avisaremos!

    ResponderExcluir

Agradecemos o interesse por nosso trabalho, acompanhe a programação!
trupeolhodarua@gmail.com
trupeolhodarua.com
https://www.youtube.com/channel/UCsNxBNcEYQ5nSNdh4cCh7fQAbraços

Trupe Olho da Rua