trupeolhodarua@gmail.com

5 de outubro de 2010

Relato da apresentação do dia 03/10, dia do teatro democrático

Domingo no Parque
"Terra Papagalli" ás 11:00hs no Parque Piqueri (Tatuapé-Zona Leste, São Paulo)
                Dia de Teatro no parque e do Teatro Democrático Eleitoral nas urnas computadorizadas, aquela frase que diz "Cada povo tem o governo que merece" me assombra, nesse dia de tão poucas expectativas eleitorais, onde tudo que está posto me parece imposto. Acreditar na realidade me parece debitar da sociedade o direito da livre escolha.
         "Valei-me Santo Cabral! Nessa avessa calmaria em forma de recessão e na tempestade da fome ensinai-me a navegação.Este é o país do diz e do desdiz, onde o dito é desmentido no mesmo instante em que é dito.Não há lingüista e erudito que apure o sentido inscrito nesse discurso invertido.Aqui o discurso se trunca:o sim é não. O não, talvez.O talvez, nunca." (Affonso Romano de Sant'Anna)
Nos encontramos ás 04:30 da manhã, kombi carregada, cafezinho do posto e pé na estrada. Chovia desde as primeiras horas da madrugada, uma incerteza pairava " se chover, apresentação cancelada!", subimos a serra, neblina, nos dois carros que seguiam se discutia política. Chegamos na São Paulo vazia, sem trânsito sem correria, tomamos um café reforçado e aquela garoa insistia.Pela segundo ano apresentamos no Parque Piqueri, antiga chácara do Conde Francisco Matarazzo onde tinha pomares e criação de búfalos, ihamas e veados, o excêntrico milionário ancestral do nosso atual Secretário de Cultura do Estado de SP.

            Para nossa alegria a chuva tinha parado, encontramos os companheiros do Projeto Teatro nos Parques, Edson e Calvvo e o pessoal da administração do parque que nos reconheceu da apresentação de 2009 e foi super solicito e receptivo. O " Terra" é um espetáculo itinerante ou seja é sempre um desafio apresentar em espaços diferentes pois as possibilidades são outras o que exige um espírito de adequação e proposição de todos. Tudo preparado ( pelo menos a ilusão de ) , ás 11:15hs começa a farsa épica do degredado pai da nossa história enjeitada, escravagista, descobridor, judeu, amado e odiado feito da mesma matéria dos políticos que naquele momento estavam sendo votados, escolhidos e avaliados por aqueles que muitos ainda consideram um povo de gentios esfomeados de massa adormecida e manipulável. Cuidado!
                                                                     Caio Martinez Pacheco
" Nessa terra de fome tantas e leis tão poucas! Quem não come é comido!"" Melhor Matar, melhor cumer e matar!"
              (décimo mandamento para bem se viver na Terra dos Papagaios)
      
        
           Fotos magníficas de Rafael Canuto 
www.rafaelcanuto.com.br
www.flickr.com/photos/rafaelcanuto
rafaelcanuto@rafaelcanuto.com.br
    
Sempre tem um laranja ou um pré-destinado?
o espetáculo da justiça
Se  Cabral disse quem vai duvidar ?
O maravilhoso momento do choque mágico de culturas
      
      Ao final, nem Gil nem Racionais, nosso domingo no parque não terminou em tragédia,
     prevaleceu a épica comédia! Teatral, Eleitoral e Real.

Um comentário:

  1. ..antiga chácara do Conde Francisco Matarazzo onde tinha pomares e criação de búfalos, lhamas e veados, o excêntrico milionário ancestral do nosso atual Secretário de Cultura do Estado de SP."
    E nós lá Caio, recontando a história, desmistificando heróis dentro da antiga Casa Grande... Mesmo que seus descendentes estejam em cargos de poder, hoje a história é um pouco diferente. Não tão favorável, mas um pouco diferente.
    Sagaz depoimento Caio. É a antropofagia na ação.
    No entanto, sobre a chuva, acho que não era com a gente, São Paulo inteira chovia, menos lá. A chuva é limpeza, é renovação. Talvez fosse uma forma (tímida ?)que a natureza encontrou de se vingar daqueles santinhos de políticos emporcalhando o chão, misturando lama e chuva, transformando propaganda política em uma espécie de merda branca onde, quem quer que fosse votar , se sujaria, levando consigo um pouco da merda branca na hora de escolher seu candidato e apertar "confirma".
    Mas continuemos a nossa caminhada.
    Afinal, segundo o grande filósofo Piquerobi
    "Quem não come, é comido"
    Belos escritos Martínez...

    ResponderExcluir

Agradecemos o interesse por nosso trabalho, acompanhe a programação!
trupeolhodarua@gmail.com
trupeolhodarua.com
https://www.youtube.com/channel/UCsNxBNcEYQ5nSNdh4cCh7fQAbraços

Trupe Olho da Rua