trupeolhodarua@gmail.com

1 de julho de 2010

IMPERDÍVEL

Galpão inicia Turnê Litoral

 PETROBRAS APRESENTA: 

 “Till, a saga de um herói torto”
ACESSO GRATUITO EM TODAS AS CIDADES - CLASSIFICAÇÃO LIVRE

Direção: Júlio Maciel


 

SÃO VICENTE (SP)
2 de julho – sexta-feira – 20h
Praça Tom Jobim - Praia do Gonzaguinha (Biquinha)
Informações: 13 3468-8636
ITANHAÉM (SP)
3 de julho – sábado – 20h30
 Praça Narciso de Andrade, Centro
Informações: 13 3421-1700 

ASSESSORIA DE IMPRENSA GRUPO GALPÃO
Telefones: 31 3463-9186         31 9224-4861       (Paula Senna, João Santos e Anna Alyce)
comunicacao@grupogalpao.com.br
www.grupogalpao.com.br
Com o foco de fazer um teatro para todo o Brasil, o Grupo Galpão inicia sua turnê pelo litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Os moradores de cinco cidades – Paraty, Caraguatatuba, Ilhabela, São Vicente e Itanhaém – terão a oportunidade de assistir gratuitamente o espetáculo “Till, a saga de um herói torto” e participar de encontros e oficinas com os atores do Grupo.

Recém chegado da Turnê São Francisco, que reuniu um público de cinco mil pessoas, o Grupo já percorreu dez cidades neste ano. “Till, a saga de um herói torto” é um espetáculo originalmente concebido para a rua. Além de bater recorde de público do Galpão no seu primeiro ano, aproximadamente 80 mil pessoas, a montagem foi considerada uma das dez melhores estreias de 2009, segundo a crítica de teatro Barbara Heliodora.

Com direção de Júlio Maciel, cenário e figurinos de Márcio Medina e direção musical de Ernani Maletta, ‘Till’ representa a volta do Grupo Galpão ao teatro de rua e suas formas de representação popular. Este é o quarto espetáculo com direção de integrantes do Grupo. O primeiro foi "Foi por Amor", com direção de Antonio Edson, em 1987. Dez anos depois, já em 1997, Eduardo Moreira dirigiu "Um Molière Imaginário" e, em 2000, foi a vez de Chico Pelúcio dirigir o musical “Um Trem Chamado Desejo”.

Till, a saga de um herói torto
Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início nosso protagonista é abandonado em meio ao frio e a fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias.

Criado pela cultura popular alemã da Idade Média, Till é o típico anti-herói cheio de artimanhas e dotado de um irresistível charme. Um personagem que tem parentesco com outros tipos de várias culturas, por exemplo, que se assemelha muito ao nosso Macunaíma ou ao ibérico Pedro Malasartes.  

Além de Till e uma infinidade de rústicos personagens medievais, a peça conta também a história de três cegos andarilhos que buscam a redenção, sonhando alcançar as torres de Jerusalém e salvar o Santo Sepulcro das mãos dos infiéis.

Num mundo em que é cada vez mais marcante a presença dos excluídos e dos desprovidos de qualquer suporte material, a parábola das aventuras do anti-herói Till Eulenspiegel torna-se de uma atualidade inquietante.

A comédia popular está presente de forma muito marcante em vários espetáculos do Galpão, especialmente em “A Comédia da Esposa Muda”, “Um Molière Imaginário” e “Um Trem Chamado Desejo”.
“Till” em números
  • Este é o 8º espetáculo de rua do Grupo e 4º espetáculo com direção interna.
  • Foram confeccionados 31 figurinos para a montagem.
  • Mais de 100 mil pessoas já assistiram “Till”, que percorreu 24 cidades em 2009.
  • Aproximadamente 10 mil pessoas no Rio, foram conferir o Grupo em 6 apresentações do espetáculo. Já em SP, “Till” reuniu 8 mil pessoas.
  • Em Minas, além de Belo Horizonte, o Galpão se apresentou em outras 13 cidades, pela Turnê Minas e a convite dos festivais de inverno.
  • Em BH, “Till” bateu recorde de público na história do Grupo em relação às estreias dos outros espetáculos: 25 mil pessoas em 6 apresentações.

Parceria Petrobras
O oferecimento de um espetáculo de montagem tão cuidadosa e complexa como “Till, a saga de um herói torto”, gratuitamente para o público, é possibilitado pela parceria da Petrobras, patrocinadora exclusiva do Grupo Galpão desde o ano 2000.

Ficha técnica
ELENCO PERSONAGENS
Antonio Edson (Borromeu / Povo / Anão)
Arildo de Barros (Parteira / Juiz / Camponês / Carrasco / Padre / Miserável)
Beto Franco (Parteira / Português / Padre / Camponês / Miserável)
Chico Pelúcio (Demônio / Camponês / Voz do Soldado)
Eduardo Moreira (Doroteu / Povo)
Inês Peixoto / Paulo André (Till)
Lydia Del Picchia (Parteira / Consciência / Cozinheira / Menino)
Simone Ordones (Alceu / Povo)
Teuda Bara / Fernanda Vianna (Mãe / Miserável)
EQUIPE TÉCNICA
Direção: Júlio Maciel
Texto: Luís Alberto de Abreu
Cenografia e Figurino: Márcio Medina
Direção musical - arranjos, adaptações e composições: Ernani Maletta
Preparação corporal para cena: Joaquim Elias
Iluminação: Alexandre Galvão, Wladimir Medeiros
Caracterização: Mona Magalhães
Adereços: Luiza Horta, Marney Heitmann, Raimundo Bento
Sonorização: Alexandre Galvão
Cenotécnica e contra-regragem: Helvécio Izabel
Assistente de figurino: Paulo André
Assistentes de cenografia: Poliana Espírito Santo, Amanda Gomes
Preparação vocal: Babaya
Técnica de Pilates: Waneska Carvalho
Construção do palco: Tecnometal
Ajudante de cenotécnica: Nilson Santos
Costureiras: Taires Scatolin, Idaléia Dias
Fotos: Guto Muniz / Casa da Foto
Projeto gráfico: Lápis Raro
Consultoria de planejamento: Romulo Avelar
Assessoria de planejamento: Ana Amélia Arantes
Assessoria de comunicação: Paula Senna
Estagiários de comunicação: Ana Alyce Ly e João Luis Santos
Consultoria de patrocínio: Mauro Maya
Assistente de produção: Anna Paula Paiva
Produção executiva: Beatriz Radicchi
Direção de produção: Gilma Oliveira
Produção: Grupo Galpão
Patrocínio: Petrobras
A Petrobras é patrocinadora exclusiva do Grupo Galpão.


Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA GRUPO GALPÃO





Um comentário:

Agradecemos o interesse por nosso trabalho, acompanhe a programação!
trupeolhodarua@gmail.com

Abraços

Trupe Olho da Rua